Santo António dos Olivais

Santo António dos Olivais
Coimbra



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santo-antonio-dos-olivais","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Santo António dos Olivais é uma freguesia portuguesa do concelho de Coimbra, com 19,13 km² de área e 39.516 habitantes (2001). É a maior freguesia urbana da cidade de Coimbra e uma das mais populosas freguesias de Portugal. Densidade: 2.065,7 hab/km².

Criada em 1863, nela é ainda possível encontrar duas áreas distintas: a urbana e a rural. A primeira é muito marcada pelo casario das zonas residenciais que desde muito cedo se terão começado a desenvolver. Tal se deve, em parte, à presença do antigo Mosteiro de Celas que, situado numa área erma de Coimbra, onde a paisagem se caracterizava pela existência de pinhais e olivais, foi permitindo as construções em seu redor.

Actualmente, porém, não é apenas junto a este mosteiro que podemos encontrar bairros habitacionais. As zonas da Solum, Vale das Flores, Tovim ou Chão do Bispo são exemplos do grande crescimento da freguesia.

À área rural correspondem os lugares de Picoto dos Barbados, Vale de Canas, Casal do Lobo, Cova do Ouro, Alto de São João, Pinhal de Marrocos ou Portela.

Quer pela presença do Mosteiro de Celas, quer pela existência do Convento Franciscano dos Olivais (posteriormente a Igreja de Santo António dos Olivais), foi esta freguesia, desde sempre, muito marcada pela religiosidade, aspecto presente não só nas celebrações eucarísticas mas, sobretudo, em importantes festas e romarias, realizadas em diversas épocas do ano, com destaque para a romaria do Espírito Santo.

Esta freguesia encontra-se sempre em desenvolvimento, quer em concertos a actividades com a população. A freguesia tem como desenvolvimento as Noites de Verão do Bairro Norton de Matos com muita música e serão para que possa estar da melhor maneira aqui em Santo António dos Olivais.

Nesta freguesia, subindo pelos Tovins em direcção ao Picoto dos Barbados, pode visitar a Mata Nacional de Vale de Canas.

Património

  • Mosteiro de Celas
  • Igreja de Santo António dos Olivais ou Santuário de Santo António dos Olivais
  • Capela e Fonte de Santa Comba
  • Casa das Sete Fontes, capela, edifícios anexos e mata

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santo Ant\u00f3nio dos Olivais","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.